Pertencente aos Orixás Exu. Ou Xangô, Ogum ou de Oxóssi.
Outros nomes populares: Arruda-doméstica, Arruda-dos-jardins, Arruda-fedorenta, Ruda, Ruta-de-cheiro-forte.
Nome yorubá: Atopá Kun
Nome científico: Ruta graveolens L., Rutaceae
Popularmente conhecida como uma planta que corta o “mau-olhado”, a arruda é uma das principais folhas usadas para limpeza profunda e descarrego dos filhos de fé. Tem um grande poder de purificar energias muito densas, sejam provenientes de espíritos obsessores, demandas, ambientes carregados ou qualquer outra origem. Essa limpeza também ajuda a aliviar traumas e choques emocionais.
É também uma importante folha de proteção espiritual e o seu aroma afasta espíritos negativos. O simples ato de andar com um ramo dela já proporciona mais segurança contra males espirituais e energéticos. Além disso, é possível confeccionar amuletos, cruzes, figas e patuás com a sua madeira.
Também é uma planta muito usada em benzimentos. Nos terreiros de Umbanda, é bastante comum ver os Pretos-Velhos usando ramos de arruda para dar passes nos consulentes, aliviando os seus males.
Muito usada em banhos e defumações, mas também pode compor um bate folhas ou outros procedimentos espirituais com ervas.
Obs.: Antes de fazer qualquer uso de erva, planta, outros recursos para banho ou produto (atenção às informações do rótulo), certifique-se de que não é alérgico a nenhum componente citado.
Este produto e/ou procedimento tem fundamento somente espiritual, portanto, não substitui consultas de ordem médica. Os banhos, rituais e dicas podem ajudar a resolver muitas situações em sua vida, se feitos com fé, porém a transformação de sua vida depende somente de seu poder mental espiritual e do seu querer.