Orixá: Exu, Ogum, Oxóssi, Xangô e Ossaim.
Outros nomes populares: Tiririca, capim-dandá, junça-aromática, alho, tiririca-vermelha, tiririca-do-brejo, junça-aromática, capim-cipérus.
Nome yorubá: Akogbegi ou Lábelábe.
Nome científico: Cyperus rotundus L. , Cyperus hexastachyos Rottb. ou Cyperus tetrastachyos Desf.
Dandá-da-costa é o tubérculo da planta conhecida como tiririca.
Muito usado para atrair prosperidade, abundância e boa sorte. Em pós, é usado para sacralizar os assentamentos de diversos Orixás.
Um dos seus usos é afastar kiumbas, ou seja, espírito obsessores. Para esse fim, pode ser mascada ou usada em banhos, defumações e pós.
É usado para limpezas espirituais profundas e proteção espiritual contra feitiços fortes. Para esse último fim, pode ser usado na composição de amuletos ou pós.
Também é entra na composição do famoso pó de sumiço.
Obs.: Antes de fazer qualquer uso de erva, planta, outros recursos para banho ou produto (atenção às informações do rótulo), certifique-se de que não é alérgico a nenhum componente citado. Este produto e/ou procedimento tem fundamento somente espiritual, portanto, não substitui consultas de ordem médica. Os banhos, rituais e dicas podem ajudar a resolver muitas situações em sua vida, se feitos com fé, porém a transformação de sua vida depende somente de seu poder mental espiritual e do seu querer.