A Cabocla Indaiá é uma Cabocla ligada ao mar. Muito antiga, trabalha na vibração do Orixá Iemanjá. Atua também nas vibrações dos Orixás Oxóssi e na Linha das Crianças, sendo que para muitos, é a representante do Reino de Iemanjá nesta linha. Talvez seja este o motivo de ter uma fortíssima ligação com os Erês.
Tem o poder de absorver e transmutar energias, transformando um ambiente pesado em um ambiente agradável só com a sua chegada. Em terra, traz ótimos conselhos e palavras de otimismo. Trabalha muito em questões de harmonização e na cura de várias doenças (muitas delas ligadas ao estresse e depressão). Atua também em trabalhos de demanda e de desobsessão.
Conta uma de suas histórias que foi uma índia da tribo Tabajara. Adorava o mar, tanto que vira e mexe fugia de sua tribo para passar o dia apenas apreciando a praia.
Se apaixonou e, logo depois, casou com um colonizador português. Com ele teve 13 filhos. Morreu logo após o parto de seu último filho, sendo que seu último pedido foi que seu marido a levasse para morrer a beira mar, e ele o assim fez.
A Cabocla Indaiá é uma grande guerreira, defensora dos fracos e oprimidos, simboliza toda a pureza e a alegria das crianças e todo o amor da nossa Mãe Iemanjá.
