A Umbanda combina influências de diversos credos, como Candomblé, Catolicismo e Espiritismo, promovendo o culto aos Orixás e a interação com entidades espirituais.
Dentro da Umbanda existem diversas variações de culto, chamados vertentes, aqui apresentaremos algumas delas:
Umbanda Branca/pura
É a vertente fundamentada pelo Caboclo das Sete Encruzilhadas, Pai Antônio e Orixá Malê, através do médium Zélio Fernandino de Morais (1891 – 1975).
Umbanda de mesa branca (Umbanda Kardecista)
Essa vertente tem uma forte influência do Espiritismo (Kardecismo) e é praticada em centros espíritas que passaram a desenvolver giras de Umbanda junto com as tradicionais sessões Espíritas.
Umbanda Mirim
É fundamentada pelo Caboclo Mirim com o seu médium Benjamin Figueiredo (26/12/1902 – 03/12/1986), surgida em 1924.
Umbanda Popular
É uma das mais antigas vertentes, resultado do processo de transformação em Umbanda (umbandização) de antigas casas de Macumba dos morros cariocas. Como o próprio nome já diz, é uma das formas mais abertas a novidades e praticadas no Brasil, pois é possível adotar práticas místico / religiosas que mais convêm associando a duas ou mais religiões.
Umbanda Omolocô (traçada)
Essa vertente vem com o processo de “umbandização” das casas de Omolocô e começou a ser fundamentada em 1950 no Rio de Janeiro pelo médium Tancredo da Silva Pinto, Tátá Tancredo (10/08/1904 – 01/09/1979).
Umbanda Almas e Angola (traçada)
É também o resultado de transformação de antigas casas de Almas e Angola. Existe um forte sincretismo entre os Orixás e os santos católicos vinculados às tradições africanas.
Umbandomblé (traçada)
Casas com giras de Umbanda alternando com o culto do Candomblé em sessões diferentes (dias e horários).
Umbanda esotérica
É uma forma de praticar a Umbanda fundamentada no esoterismo europeu.
Umbanda de Caboclo
É uma variação de Umbanda onde prevalece a presença do Caboclo, acreditando que a Umbanda é antes de mais nada a pratica dos índios brasileiros.
Umbanda de Jurema
Forma combinada com o Catimbó Nordestino. Seu principal fundamento é o uso da Jurema Sagrada, como bebida e também misturada no fumo.
Umbanda Sagrada
Instituída pela doutrina psicografada de Rubens Saraceni mistura elementos de uma ou mais religiões criando assim uma linha e doutrina a parte da umbanda.