Caros amigos, hoje é dia do Cambono 27/05, a Associação Terreno de Umbanda Pai José e Severino (Jaraguá do Sul SC), felicita todos os Cambonos de todos os Axés e em especial os Cambonos de nossa Casa.
Cambonos são as mãos, os olhos e a voz de todos dos terreiros, é uma dos cargos de maior confiança dentro da Umbanda. São eles que podem curvar, manter ou aumentar a energia de uma gira, pois aprendem a sentir o chão, percebem o movimento energético do terreiro a cada momento da gira.
O Cambono sabe reconhecer os Guias que assistem ao olhar, ao movimento, à energia, antecipam muitas vezes a própria chegada do Guia, já sabendo quais objetos de trabalho são usados.
É digno de confiança, mantido ou sigilo das conversas que ocorrem durante os trabalhos, zela pelo nome da casa que trabalha, sinaliza ao comando de situações atípicas. É responsável, passando as informações corretas para os consultores que não entendem o que o Guia fala, explicando procedimentos e ritos para trabalhos e banhos.
É tão médio quanto quem incorpora não são raras como situações em que o Cambono emana energia para um trabalho, uma energia para um consultor, transmuta ou transporta energia. É uma fase de aprendizado, onde conhecemos uma perspectiva privilegiada em forma de trabalho de cada linha, aprender sobre o sagrado, uma espiritualidade, uma vida, sobre como relações humanas.
Ser Cambono é enriquecedor, amadurece, aprimora a mediunidade que vai além da incorporação.
Saravá os Cambonos !!