A conduta do filho de santo dentro de uma Casa é muito importante para o equilíbrio da mesma, pois uma Casa de Orixá não tem prosperidade se não houver respeito e designação das hierarquias.
Os filhos de santo que estão querendo se iniciar dentro da religião devem entender que se trata de uma vida de devoção e respeito ao seu Orixá, ao Orixá do Pai de Santo, seu Orí (sua cabeça) e aos demais postos dentro da Casa de Santo.
É nosso dever e nossa obrigação saber se comportar, ensinar e respeitar, dar bons exemplos e responder por nossos atos e pela Umbanda, mesmo porque tudo é de uma simplicidade ímpar.
Na tronqueira ou casa de exu também se entra descalço e com muito respeito. Não é porque é Exu ou Pomba Gira e Exu Mirim que merecem menos respeito.
O local da Gira é tão sagrado quanto qualquer outro lugar da Casa e também só se entra descalço, de preferência de branco, e sempre com muito respeito.
Assim que entrar no local da gira deve se dirigir ao Congá e bater cabeça pedindo a benção a todos os Orixás e Guias firmados ali.
É sempre muito importante ao entrar na casa sempre tocar o solo e em seguida seu ori pedindo licença e benção aos guardiões das portas da casa.
Tudo em uma Casa de Axé tem que ser respeitado, é um local sagrado, como uma igreja, deve se ter respeito e carinho com tudo, então esteja sempre atento a isto.
Os mais velhos da casa têm por obrigação ensinar os mais novos, lembrando que todos são irmãos e uma família, é tão sagrado quanto sua família de sangue.
Aqui está o básico de respeito dentro de uma casa, lembrando que estas regras mudam de casa para casa e seus costumes, então não julgar é importante, respeitar é o primeiro passo de evolução espiritual.
Respeite para ser respeitado