Exu Brasa

Exu que tem o nome demonstrando exatamente para o que veio, um Exu que remete ao braseiro, ao calor remanescente dos carvões e da lenha, Ele representa o fogo dormente e oculto, mas que ainda assim queima e movimenta as transformações da vida.

Seus domínios sob o fogo remetem o uso deste exu em muitos casos de ataques mágicos, principalmente os de intenção de perda de propriedades, pois pode provocar grandes incêndios e, até mesmo, combustão espontânea. Confere a seus médiuns uma tolerância maior a altas temperaturas e é ótimo para colocar mais fogo em discussões ou reaquecer sentimentos antes adormecidos (amor ou ódio).

Algumas pessoas se referem a ele como Brasinha, mas não é o termo mais correto. Aceita velas pretas-e-vermelhas, mas também velas vermelhas e pretas-e-branca. Gostam de fogueiras, piras de fogo e uma boa aguardente.

Seu charuto é sempre aquele que gera mais fumaça e mais brasa, preferindo charutos mais grossos. Em sua oferenda usamos farinha de mandioca misturada com marafo branco ou água de fogo, regada com óleo de pimenta e muitas pimentas por cima. Em alguns casos ofertamos uma brasa ardente a ele no centro do padê. Gosta de receber sete costelas suína assada cortada e fincada no padê como se fosse uma coroa.

Exu Brasa é Guardião dos Mistério da Justiça Divina e vem na Irradiação de Pai Xangô.

Uma mironga feita com pó de fogueira ou braseiro consagrado para Exu Brasa tende a durar mais do que o normal.

Obrigado!