Exu Caveira faz parte de um agrupamento de espíritos da Umbanda, conhecido como o Senhor dos Cemitérios. Pertence ao Povo da Calunga, entidades ligadas a Religião Afro-Brasileira, a Quimbanda e etc.
Com energias e características distintas, são 49 Exus pertencentes à linha de Caveira.
Seus mistérios e ensinamentos são vastos, e, ao explorar esse universo, somos convidados a ampliar nossa compreensão espiritual.
Trata-se de uma das muitas manifestações de Exu, como intermediário entre os seres humanos e os Orixás, desempenhando um papel importante nas questões espirituais e terrenas.
É representado como um homem alto, com aparência esquelética e vestimentas geralmente negras, trazendo alguma arma na mão: espada, foice, alfanges, tridente ou escudo. É conhecido por ser um Exu enérgico, muitas vezes temido por sua aparência macabra e personalidade forte.
Segundo a tradição, é associado com ao cemitério, onde se acredita que ele possa abrir portais entre o mundo espiritual e o mundo físico. É o responsável por conduzir as almas dos falecidos para o plano espiritual, atuando como um “policial” astral.
Costuma ser confundido com outros Exus, como João Caveira, Tata Caveira e etc. Apesar de semelhantes, são entidades distintas umas das outras, com personalidades próprias.
Existem diversas versões da história de Exu Caveira. Nelas todas teria encarnado como humano e se tornado numa entidade ao desencarnar. Em alguns mitos teria sido padre, noutros guerreiro e etc. É impossível determinar ao certo sua origem.