Ele era um homem alto magro cabelos curtos de cor um pouco morena, ele foi um escravo, trabalhava ele e os irmãos para um Barão muito poderoso, sofria por trabalhar tanto e não ganhar nada. Certo dia aconteceu uma desavença entre os escravos, o Barão se zangou e mandou castiga-los não só eles, como todos, até as mulheres e durante muitos dias o irmão dele se revoltou e jurou fazer justiça entrar na casa do Barão e mata-lo, um plano de vingança era um segredo entre eles, iriam invadir a casa do Barão.
Esse exu ainda homem e ser humano inconformado com sua vida de miséria resolveu trair os irmãos os amigos e contar para o Barão o que todos estavam planejando contra ele, invadiu o casarão e contou tudo para o Barão. O barão se aliou a ele fez dele seu braço direito em tudo ele passou a viver melhor
O Barão castigou os escravos durante meses teve uns que até morrerão de tanto sofrimento. Passou um tempo armarão uma arapuca para o exu, os irmãos e os amigos levarão ele para a MATA e lá o amarrarão na árvore em cima de um formigueiro, daquelas formigas grandes da África, ele morreu por sua traição…….. Ele renasceu nas matas em com a missão de ser um Exu , exu formiga.