Conta a história do Exu Gira Mundo, que a sua primeira vida na Terra se deu no princípio da humanidade e quando reencarnou diversas vezes em regiões onde a população sofria pela sua tirania. Sendo assim, dizem que ele reencarnou na Lemúria, no baixo Egito, na África.
Ao mesmo tempo que foi amado, foi muito odiado e, de tanto reencarnar, acabou se perdendo, com muita confusão espiritual por ter a vivência de tantas vidas, até que em uma delas encontrou o amor de uma mulher que vivia entre o povo Hebreu, fugido do Egito, sob o comando de Moisés.
Depois dessa encarnação, ele começou a reencarnar mais para o Oriente e, assim, passou pelo Hinduísmo e pelo Xintoísmo, ficando menos tirano.
Dizem também que sua última encarnação teria se dado na época de Buda e que ali conheceu a sua real filosofia de vida e resolveu mudar. E, assim, ao desencarnar, já tendo vivido a última vida de forma mais espiritual, ficou responsável por semear novos compromissos pelas terras por onde passou e, assim, conheceu o Cristianismo e o Islã, vindo, inclusive, a auxiliar Maomé.
Depois de cumprido esse compromisso, passou a atuar em todo o planeta, trabalhando com religiões nascentes e crescentes. Hoje atua na Umbanda, como um poderoso guia espiritual ativo na esquerda, como um Guardião da linha de Exus e Pomba-gira.
Por ter passado por diversas esferas, atuando em muitos setores e dimensões espirituais, além de saber se deslocar no tempo e no espaço com extrema destreza, recebeu o nome de Exu Gira Mundo ou Giramundo. Ou seja, esse importante Guardião, de fato, girou por todo o mundo à procura de soluções para os problemas e para questões não resolvidas.