Exu Pimenta

O Exu Pimenta Viveu na Europa entre os anos de 1420 à 1480 mais ou menos, estabelecendo-se em Portugal, muito embora, acredito, não tenha nascido nesse país. Enriqueceu como comerciante, usando de seu raciocínio rápido e habilidades retóricas. Passou, assim, a fazer parte da nobreza, frequentando a corte, período em que constituiu carmas relativos ao uso desvirtuado do dinheiro e do poder adquiridos.


Sr Pimenta é um Exu ligado, essencialmente, ao elemento fogo. Essa ligação com a energia ígnea, dizem, associa-o ao Orixá Xangô. Um de seus parceiros inseparáveis é o Sr Exu Pinga Fogo, a quem atribui o destino daqueles trevosos vencidos que, orgulhosos, rejeitam suas ofertas de paz.


Também se associa aos demais Exus do fogo, Sr Exu Brasa, entre outros. Para realizar seu ofício de Guardião, utiliza-se de armas diversas, a exemplo dos muitos e afiados punhais que carrega ocultos por trás de seu fraque bordô. Quando em demanda, apresenta-se acompanhado de enormes cães negros, nada amigáveis, semelhantes a rottweilers, mas de olhos vermelhos como o fogo.


Duas coisas irritam o Sr Exu Pimenta: falta de respeito com os Exus e Pomba Giras por parte de nós encarnados e espíritos trevosos que utilizam o nome Exu para arriarem em terreiros.


Não gosta de brincadeiras e pode se tornar verbalmente muito agressivo se defrontado com algum tipo de desrespeito. Quanto aos falsos Exus, costuma ser implacável e demonstra prazer ao derrubá-los.


Não obstante essa personalidade forte, e suas alterações de humor a depender do teor dos trabalhos que realiza, Sr Pimenta é, de maneira geral, um espírito muito alegre e irreverente. Tanto que quando chega no Terreiro, através da incorporação, a primeira coisa que faz é, invariavelmente, abrir um longo sorriso.


Exu Pimenta: é especializado na elaboração da química e dos filtros de amor. Dá o verdadeiro segredo do pó que transforma metais. É reconhecido quando incorpora por um forte cheiro de pimenta que exala no ar. 

Obrigado!