As características dos Exus e Pomba Giras Mirins
Eles apresentam-se como crianças divertidas e arteiras, demonstram sempre uma grande energia contagiante. Para alguns, transmitem um pouco de medo, mas os médiuns que os incorporam possuem total controle sobre essas entidades.
A forma que adotam na verdade não é de uma criança, pois se assemelham mais ao formato pigmeu, acredita-se que no universo em que vivem tudo possui essa imagem menor do que o normal, por isso também apreciam brinquedos como oferendas, o que não há nenhuma ligação em serem crianças, pois isso eles não são.
Quem não ficar esperto, logo estará preso em uma travessura desses encantados. Porém o seu trabalho dentro da Quimbanda é muito sério, eles são responsáveis por descomplicarem a vida de todos que permitem que eles façam parte do seu mundo, limpando até mesmo a mente da própria pessoa quando ela se autossabota com pensamentos ruins. Podendo então, esclarecerem e acabarem com qualquer assunto que prenda ou impeça a pessoa de viver em paz. Eles também são responsáveis por identificarem a presença de energias negativas ou trabalhos feitos para alguém, colocando de vez um fim a esse mal ao levarem eles para o local onde habitam e nenhum ser humano poderá nunca adentrar.
Esses Exus são responsáveis por devolver a energia negativa para aqueles que a enviaram. Portanto, mesmo que para muitas pessoas seja injusto alguns ganharem tanto enquanto são detestáveis e injustas, tenha a certeza de que tudo que eles plantaram irão algum dia colher, pois os seres Divinos não permitirão que eles escapem da própria sentença.
Quando há total harmonia com o Exu ou Pomba Gira Mirim, consegue-se levar uma vida mais otimista, com uma visão mais positiva dos acontecimentos, como se tudo houvesse uma explicação sensata, ou que a pessoa seja realmente capaz de superar qualquer desafio em sua vida.
Para esse lindo trabalho, eles encontram-se dentro dá Quimbanda sob regência da Pombagira Maria Padilha e são divertidos e comunicativos durante as giras.