Orixá: Principalmente, Oxalá. Adriano Camargo também a relaciona a Oxóssi e há quem a considere ainda uma folha de Obaluaiê ou Ossãe.
Outros nomes populares: fumo, tabaco.
Nome yorubá: Ẹtába ou aṣá.
Nome científico: Nicotiana tabacum L., Solanaceae.
No candomblé, é usado nos rituais de iniciação e abôs dos filhos de Oxalá, especialmente os da qualidade conhecida como Oxaguiã. O fumo de rolo também pode ser usado em oferendas aos Orixás Ossãe e Exu.
Na Umbanda, na Quimbanda e na Jurema (Catimbó), costuma ser fumada de diversas formas. Charutos são usados geralmente por Caboclos, Boiadeiros e Exus. Cigarros comuns, por alguns Exus, Pomba Giras e alguns Malandros.
Cigarros de palha, por Pretos-Velhos, Baianos e Marinheiros. cigarrilhas, por Pomba Giras. Cachimbos, por Pretos-Velhos e Mestres. Esses são apenas alguns exemplos, que podem sofrer variações de Terreiro para Terreiro e de entidade para entidade.
Na Umbanda, pode também entrar nas oferendas de Caboclos, Boiadeiros e alguns Exus, eventualmente, nas de outras entidades. Também pode ser usado para lavar as ferramentas de guias de esquerda.
Em banhos e defumações, é usada como poderosa folha de descarrego, sendo capaz de dissolver qualquer tipo de energia densa. Também é uma folha para trabalhos de cura espiritual, sendo capaz de recuperar os corpos espirituais que estejam feridos.
Utilizado como oferenda quando vamos para a matar, para pedir licença aos guardiões da mata e em agradecimento.
“Usa-se um pedaço de fumo de corda ao entrar na mata, como oferendas aos seres guardiões da natureza vegetal, pedindo licença e proteção para entrar e sair em segurança. Deixado na terra, no pé de uma árvore à esquerda de quem entra junto com um punhado de farinha de milho ou mandioca, ou simplesmente sozinho”.
Obs.: Antes de fazer qualquer uso de erva, planta, outros recursos para banho ou produto (atenção às informações do rótulo), certifique-se de que não é alérgico a nenhum componente citado.
Este produto e/ou procedimento tem fundamento somente espiritual, portanto, não substitui consultas de ordem médica. Os banhos, rituais e dicas podem ajudar a resolver muitas situações em sua vida, se feitos com fé, porém a transformação de sua vida depende somente de seu poder mental espiritual e do seu querer.