Amanhã estarei na casa deste aparelho, simbolizando a humildade e a igualdade que deve existir entre todos os irmãos, encarnados e desencarnados. E se querem um nome, que seja este: sou o Caboclo das Sete Encruzilhadas.
O que aconteceu na rua Floriano Peixoto, n. 30 em Neves distrito de São Gonçalo – RJ, às 20hs em 16/11/1908
Em sua primeira manifestação (15/11) na Federação Espírita de Niterói, o Caboclo das Sete Encruzilhadas já estipula o dia e a hora para acontecer a primeira sessão de Umbanda da história.
“Minha família ficou apavorada. No dia seguinte (16 de Novembro, 1908), verdadeira romaria formou-se na Rua Floriano Peixoto, onde eu morava, no número 30 [..] O Caboclo das Sete Encruzilhadas manifestou-se, dando-nos a primeira sessão de Umbanda em forma que, daí para frente realizaria seus trabalhos” explica Zélio Fernandino em reportagem à jornalista Lilia Ribeiro.
Na ocasião o Caboclo também determinou que a sessões ocorreriam diariamente das 20hrs às 22hrs e que os atendimentos seriam precisamente e sempre, gratuitos. Então, no dia 16 de Novembro ao amanhecer já haviam pessoas na porta da casa para presenciar e participar do que seria a primeira gira de Umbanda. A partir desse dia curas inimagináveis aconteceriam, fatos esses, contados pelo próprio Zélio “como primeira prova de sua presença, através do passe, curou um paralítico”.
Sobrado onde se instalou a Tenda Nossa Senhora da Piedade por 30 anos. Foto: TENSP obs: essa não foi a primeira sede da TENSP
Pai Antônio, o primeiro Preto Velho na Umbanda
Nesse momento da sessão surge um outro espírito, de fala mansa, voz baixinha, corpo curvado e gestos de quem já passou a meia idade e caminha com o pesar da velhice e da vida sofrida. Deixando a mesa e caminhando para o canto da sala, justifica-se proferindo as primeiras palavras e assim, se apresenta “nego num senta não meu sinhô, nego fica aqui mesmo. Isso é coisa de sinhô branco e nego deve arespeita”.
Ocorre então a primeira manifestação dos espíritos identificados como Pretos-Velhosna Umbanda. Pai Antônio chega no ambiente para concluir a cura do paralítico que o Caboclo havia começado e já nesse momento pede o que seria o primeiro elemento físico magístico da religião, “minha cachimba, nego qué o pito que deixo no toco, manda moleque busca” pede Pai Antônio, exclamando a frase que originou o primeiro pontode Umbanda.
🎶 Meu cachimbo tá no toco manda moleque busca, no alto da derrubada meu cachimbo ficou lá.. 🎶Nas próximas sessões centenas de pessoas apareciam com cachimbos em mãos para presentear o Preto Velho “curadô”, que com suas mirongas fazia cego ver, paralítico andar e louco voltar a sanidade.
Cabana Pai Antônio, em 1950, hoje sede atual da Tenda Nossa Senhora da Piedade. Foto divulgada pela tensp
Desse dia em diante, , acontece em todos os cantos do Brasil (e atualmente fora dele também) em cada casa, templo, cabana, tenda, terreiro.. de forma única e ao mesmo templo intensamente plural, o Ritual de Umbanda.
“Estava criada a primeira Tenda de Umbanda, com o nome de Nossa Senhora da Piedade, porque assim como a imagem de Maria ampara em seus braços o Filho, seria o amparo a todos os que a ela recorressem [..] Médiuns, que não tinham a oportunidade de trabalhar espiritualmente por só receberem entidades que se apresentam como Caboclos e Pretos-Velhos, passaram a cooperar nos trabalhos. Outros considerados portadores de doenças mentais e desconhecidas, revelaram-se médiuns excepcionais, de incorporação e de transporte.”
História da Umbanda, Alexandre Cumino, Ed.Madras, pág. 125
Muitos acontecimentos marcaram o primeiro dia de atendimentos na Umbanda. Fatos considerados verdadeiros milagres participaram da sessão onde realizava-se passes, curas e distribuíam-se conselhos. Baseados no emblema que o Caboclo das Sete Encruzilhadas trouxe já no dia de sua anunciação “dai de graça o que de graça recebestes”, seguiram adiante com os trabalhos, encarnados e desencarnados.