Se você frequenta um terreiro, sabe que é costume tirar os sapatos para entrar no meio do trabalho, fazer consultas, enfim, salvo exceções é regra, ficar com os pés descalços, para participar dos rituais da maior parte dos terreiros de Umbanda.
Mas por qual motivo?
São três motivos principais:
O primeiro é que o solo representa a morada dos nossos antepassados e quando estamos descalços, tocando com os pés no chão, estamos entrando em contato com estes ancestrais e, consequentemente, com todo o conhecimento e a sabedoria que esse passado guarda.
O segundo motivo pelo qual devemos tirar os calçados é o respeito ao solo sagrado e à todo trabalho espiritual e energético realizado no terreiro. Imaginem as inúmeras impurezas e sujeira dos sapatos misturados com diversos atos ritualísticos da Umbanda como o “bater cabeça”.
Vir da rua com os sapatos sujos e entrar com eles onde nossos tralhos espirituais são realizados seria como alguém entrar em nossa casa carregando uma montanha de lixo que vai caindo e se espalhando por todos os cantos. Diante desta situação você diria o quê? No mínimo que essa tal pessoa não tem respeito por você ou pela sua casa.
O terceiro motivo é o fato de que naturalmente nós atuamos como “para-raios” e ao recebermos qualquer energia mais forte, se estivermos descalços sem nenhum material isolante entre nosso corpo e o chão, ela automaticamente se dissipa no solo. É uma forma de garantir a segurança do médium para que não acumule ou leve determinadas energias consigo.
Além de tudo isso, podemos dizer também que realizar nossos trabalhos espirituais descalços é uma forma de representar a humildade e a simplicidade do Rito. Para todos sermos iguais!