Pertencente ao Orixá Oxalá, segundo a maioria dos autores.
nomes populares: Alecrim da horta, Alecrim-de-cheiro, Alecrim-de-jardim, Alecrim rosmarinho, Alecrinzeiro, Erva-da-graça, Libanotis, Rosmarino.
Nome yorubá: Ewéré ou Sawéwé.
Nome científico: Rosmarinus officinalis L, Labiatae.
É uma das ervas mais populares na Umbanda e também no Candomblé, devido aos seus muitos usos importantes e por ser bastante fácil de se encontrar fresca em qualquer lugar, inclusive em supermercados.
É considerada uma erva “multiuso” que pode ser escolhida quando se está em dúvida de qual banho ou defumação fazer em determinada ocasião. Ela pode ser adicionada a esses banhos e defumações para proporcionar equilíbrio à composição de ervas e folhas.
Excelente folha para banhos de cabeça (amaci), pois proporciona tranquilidade, equilíbrio, paz de espírito e alegria e combate a melancolia. Assim como também estimula a inteligência, a concentração e a memória.
É usada nas obrigações (iniciações) de diversos Orixás. Na Umbanda, atrai a presença de bons espíritos, em especial dos caboclos, mas não apenas esses.
Também proporciona limpeza e proteção espiritual leves, espantando larvas astrais e obsessores e ainda protegendo contra olho gordo e feitiços. Nesse caso, como sua atuação é suave, convém que seja usada associada a outras folhas de limpeza e proteção, de acordo com a situação e com o conhecimento e escolha do adepto.
Obs.: Antes de fazer qualquer uso de erva, planta, outros recursos para banho ou produto (atenção às informações do rótulo), certifique-se de que não é alérgico a nenhum componente citado.
Este produto e/ou procedimento tem fundamento somente espiritual, portanto, não substitui consultas de ordem médica. Os banhos, rituais e dicas podem ajudar a resolver muitas situações em sua vida, se feitos com fé, porém a transformação de sua vida depende somente de seu poder mental espiritual e do seu querer.