Perispírito é o nome dado por Allan Kardec ao elo de ligação entre o espírito e o corpo físico. Quando desencarnamos, é o perispírito que lhe serve como meio de manifestação.
Do que é feito o Perispírito?
Havendo no universo três elementos básicos:
Deus, espírito e matéria, a doutrina espírita denomina de Fluido Universal, o elemento que serve para a criação de todas as outras.
Tanto a matéria que conhecemos na terra (pedra, ar, água, nossos corpos e tudo o que existe), quanto as do Plano Espiritual (que forma as cidades, colônias, o perispírito, fluido que emitimos pelo passe), são feitos de Fluido Universal.
Essa única matéria básica, transforma-se em todas as outras conforme atua nela o pensamento divino ou dos próprios espíritos.
Um exemplo para compreendermos essas transformações é o fato de um único elemento químico, o Carbono.
Ele se transformar em diamante ou carvão, que são duas coisas completamente diferentes, apenas alterando-se as ligações moleculares entre os átomos de carbono. Assim, o perispírito é feito de uma das transformações do fluido universal que existe em torno do planeta onde o espírito deve encarnar.
Para que serve o Perispírito?
Desencarnado, o perispírito faz o papel de corpo com o qual o espírito se manifesta. Em qualquer caso, é através dele que o espírito, ser imaterial, recebe as sensações do ambiente ou nele atua.
É o que o Apóstolo Paulo chamava de corpo espiritual.
Com isso podemos concluir que a única coisa que devemos cuidar verdadeiramente é do nosso espírito, porque é ele que iremos carregar por toda a eternidade.
Os bens materiais irão ficar na matéria, devemos sim viver tudo que nos é proporcionado aqui na terra, pois é com isso que iremos evoluir.
Mas é necessário ter consciência que esse lugar não é eterno, o nosso verdadeiro lar é o plano espiritual e para estar lá é preciso ter cuidado constante com o espírito.