Sineta, Sino e Adjá

Para que serve a sineta, sino na Religião?

O sino usado por vários povos do mundo do Oriente ao Ocidente, sinos de todas as formas, mas um só significado, chamamento ou despertar, chamando ou avisando, o sino oriental para avisar em forma de gongo, Tibetano lioobo, martelo ou lingueta, tem sua origem a mais 4 600 anos a.c. Utilizado pelos Romanos depois incorporado a Igreja Católica e Ortodoxa, sua mística faz chamada no mundo astral, para os Espíritos de luz, Guardiões e Protetores para trabalho.

O sino entra na Umbanda, por ser um instrumento de chamamento e aviso, um verdadeiro portal para os mundos habitados e dimensões.

Na Umbanda serve para chamar as entidades para que estejam presentes no local sagrado.

 No Batuque temos a  sineta chamada Adjá, conhecida também como “adjá”  Sineta Litúrgica, é uma sineta de metal usada nas cerimônias e sessões da Casa na Nação para chamadas dos Orixás.

Na Quimbanda também e usada a sineta, se usa para chamar os Exus e Guardiões, para abrir os trabalhos.

Sempre deve ser utilizada e consagrada em momentos apropriados somente por pessoas capacitadas para tal, devendo ser guardado no Congá. Por isso é importante que ela seja utilizada com respeito e responsabilidade!

Na Umbanda o Sino é utilizado em vários momentos:

a) no desenvolvimento mediúnico, quando se prepara o Amaci, a oferenda para os Orixás. Só pode ser usado pelo Dirigente Espiritual ou por alguém de extrema confiança do Dirigente.

b) quando estamos cruzando um médium na mata, na praia ou em outro local sagrado.

c) quando realizando um Batismo.

d) em Sessões da Casa ou um Batuque, etc.

No Desenvolvimento Mediúnico quando tocado próximo ao médium que está se desenvolvendo faz com que o Orixá ou Guia Espiritual se aproxime mais da incorporação, fazendo com que o médium se conecte com o Astral Superior, também é utilizado para decantar energias nocivas ao médium.

Como em algumas Casas tem os três lados: Umbanda, Quimbanda e Nação, é importante que não se misture as Sinetas litúrgicas! Cada uma delas tem sua vibração e energia e, desta forma, deve ser utilizada em seu respectivo campo vibracional.

Obrigado!